DORIVÃ

‘Passarim do Jalapão’ é uma das atrações do AmazoniCanToria

Por: Redação

16/05/2019 - 11:24h

Natural de Cristalândia, Dorivã iniciou sua carreira há mais de 30 anos, tendo participado de várias coletâneas, festivais, seminários, projetos e eventos musicais no Tocantins, em outros estados. Na Europa (França) representou a música tocantinense no projeto Ano do Brasil na França, realizado pelo Ministério da Cultura, com apoio regional do Governo do Tocantins. Ao longo dos anos, o artista vem desenvolvendo um trabalho maduro como cantor e compositor. Seus trabalhos manifestam o estreito convívio com a cultura tocantinense, sempre centrado na base musical que é a música popular brasileira.

O trabalho de Dorivã prima por uma poesia simples e densa, que se torna patente a partir do momento em que resgata e divulga de forma envolvente e eficaz suas raízes culturais, bem exemplificada na canção Passarim do Jalapão, uma espécie de hit parade regional, que dá título ao seu primeiro CD, gravado no Rio de Janeiro, com direção musical de Carlos Fuchs, participação do grupo carioca Pedro Luis e a Parede.

Mas foi com as canções Forró Traquino e Romeiro do Bonfim, amplamente veiculada pela TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo) e emissoras do estado, que Dorivã se tornou regionalmente conhecido. As canções caíram no gosto popular e as portas se abriram para o reconhecimento desse talento genuinamente tocantino.

Como compositor, Dorivã firmou parcerias importantes com grandes nomes das letras e da poesia tocantinenses, tais como José Gomes Sobrinho, Gilson Cavalcante, Ronaldo Teixeira, Osmar Casagrande, Léo Pinheiro, J. Bulhões, Tião Pinheiro, entre outros. Como ativista, Dorivã participa dos movimentos culturais do Estado desde os anos 90; gravou, em 2005, em Fortaleza (CE), seu segundo trabalho – Num pé de serra – com direção e produção musical de Manassés de Souza, trazendo regravações de clássicos do forró pé-de-serra brasileiro.

Com a produção e direção de Luis Chaffin gravou, em junho de 2007, seu terceiro trabalho com canções autorais em que reafirma ainda mais a sua identidade musical tocantina.

Dorivã navega numa diversidade musical digna do caldeirão sonoro que é a música popular brasileira e mostra ao público as riquezas culturais, artísticas e musicais do País via Tocantins.

Sobre o AmazoniCanToria

Dorivã acredita que o show AmazoniCanToria tem grandes possibilidades de circulação pelas principais capitais brasileiras. “Temos a intenção de levar essa mensagem ao grande público brasileiro”. Dorivã acentua que o trabalho é fruto da experiência de todos os cinco artistas envolvidos com o projeto.

O show será apresentado em Gurupi na quinta-feira (30) na Rua 8, em frente à renovada Praça D’Abadia, como parte de uma noitada cultural, que ainda terá o Festival UnirG de Poesia Falada. “O show destes grandes artistas é um presente para todos nós, um presente do prefeito Laurez Moreira à nossa sociedade”, assegura a secretária de Cultura de Gurupi. Zenaide Dias da Costa. O show será logo após o Festival, e deve começar por volta de 21h.

“Esperamos que a nova geração gurupiense e tocantinense possa colher influência desse trabalho, pois a música feita no Tocantins hoje carece muito da juventude e dos novos compositores para atravessar o caminho da contemporaneidade dessas novas gerações”, afirma Dorivã. Além dele, o projeto AmazoniCanToria tem o envolvimento de Lucimar, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso e Juraíldes de Cruz.

Para Dorivã, vir cantar em Gurupi “é como colher os frutos que ali semeei, plantei durante uma vida. Gurupi para mim, além de ser uma cidade me deu suporte como cidadão, me deixou ser artista, ser livre, onde eu participei dos meus primeiros festivais, foi onde eu fiz meus primeiros acordes minhas primeiras composições. Então, será um momento de muita emoção estar nesse palco junto com esses grandes nomes da música tocantinense justamente na pracinha, lugar em que brinquei quando criança e namorei, pertinho da igreja em que rezei”, finalizou o artista.

(Com informações de som13.com.br) Contato: (63)9 9236-0103 E-mail: [email protected]

Busca rapida:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Jornal Cocktail”

Imóveis

Adicione os Imóveis na página!